sexta-feira, 19 de junho de 2009

Coisas que a natureza não consegue explicar

Quatro dias brigando com o Windows 2003 Server, IIS, FTP, privilégios de usuários, ASP.NET ou IUSR_..., e pra que serve o IWAN_..., roteiro de filme de terror!

Pois é, as vezes os computadores são excelentes para ganharmos tempo, tornar a nossa vida mais ágil, melhorar nossa comunicação com o mundo, enfim, tudo que se ouve por ai. Para um desenvolvedor web, no entanto, essa história é inversa. Computadores nos deixam doidos, estressados, perdemos muito tempo na frente deles, e quase sempre por uma razão estúpida.

A história é a seguinte, de repente nossas atualizações no servidor não eram mais aceitas pelo IIS, as páginas eram apresentadas com erros, informando que certos arquivos javascript não eram existentes na aplicação (o pior é que os arquivos estavam lá). Problemas de FTP, pois os arquivos Zipados não podiam ser abertos, e o servidor respondia com um sonoro 'Access is denied' para esses arquivos. Por outro lado, quando zipavamos alguns arquivos no desktop, os mesmos eram aceitos e abertos no servidor normalmente. Parecia até intriga da novela das 8h.

Nada na internet a respeito, nenhum forum debatendo sobre bloqueio de arquivos ZIP no servidor IIS, nenhuma situação semelhante ocorrida na Artech, pois para Genexus basta copiar todos os arquivos e a aplicação .Net está pronta para rodar. E isso é verdade mesmo, muito simples.

Enfim, várias noites de insonia, sistema em vias de entrar em produção, nada resolvido, um comportamento muito estranho do servidor, e de repente ... aparece a Carol. Nada como ouvir a Carol dizer, deixa comigo!

E sabe o que ela descobriu? O desfecho da novela, o gran-finale, ...

O anti-virus não gostava de arquivos javascript e bloqueava tudo, sem perdão, sem perguntar, sem informar nada. Simplesmente, aqui não!!! ,#$!!@#

Se um dia entrar em uma novela dessas, não tenha dúvidas, é o anti-virus.

Final feliz!