segunda-feira, 15 de junho de 2009

Iniciando do inicio...

Vamos começar com Genexus...

Transações em Genexus são os objetos fundamentais para a geração da infra-estrutura da aplicação. Apesar da interface gráfica obtida, de um ou dois níveis com grids,... o essencial deste objeto, no entanto, é o que não aparece.

Através das transações o Genexus aciona a sua "maquininha" de gerar tabelas na terceira forma normal. Se não sabe o que é terceira forma normal, então é melhor iniciar seus estudos e pesquisas antes de se aventurar a criar uma aplicação séria. Muitos desenvolvedores "sérios" nem sabem o que é isso, e o resultado é a necessidade de se programar muito para se fazer pouca coisa.

Genexus te dá a vantagem de produzir um modelo de base de dados neste formato, sem que voce tenha que se preocupar. "Corrigindo", na verdade, voce terá que se preocupar sim, porque suas definições levam a um bom ou mal modelo, e não queremos iniciar nosso projeto com um mal modelo, não é mesmo.

Então estaremos dedicando esse espaço para discutirmos um pouco do que vem a ser esse bom modelo de base de dados em aplicações Genexus.