quinta-feira, 18 de junho de 2009

Surpresa... Genexus é Server!

Toda a comunidade Genexus ansiava por um mecanismo de compartilhamento da base de conhecimento entre desenvolvedores, que permitisse que todos tivessem acesso às mais novas mudanças no projeto, e claro, evitando retrabalho entre outras chatices.

É bom lembrar que o software livre trouxe como beneficio exatamente isso, a distribuição de tarefas entre programadores espalhados em todo mundo, graças a sistemas de controle como o CVS (Control Version Systems), amplamente utilizado em ambientes Linux.

Genexus deu um passo largo nesse sentido, pois além de permitir o compartilhamento da KB, controle de publicação, histórico de modificações de objetos, controle de releases e versões, possibilita ainda rodar Genexus no browser.

Consegue visualizar isso! você em um local sem seu notebook, mas necessitando modificar algum objeto de seu sistema, entrando em um Cyber Café, e programando Genexus no Internet Explorer ou Chrome? O melhor disso é que isso já funciona, e está à sua disposição.

Ficou curioso? entre no site http://gxserver.genexusx.com/genexusserver/, instale antes o Genexus X Evolution 1 Beta 2, e poderá abrir o Genexus Web e também baixar as kb´s que se encontram nesse servidor.



Qualquer dia desses escrevo um pouco mais de CVS, commit, rollback,... Tema essencial para gerenciamento de projetos de software.