Mas na prática, de vez em quando, e em casos muito específicos, temos que recorrer a esse recurso, mas nunca é demais recomendar cautela ao usá-lo. Opte sempre em usar o External Object, se estiver no GeneXus X ou EV. Se você precisa utilizar muito esse recurso em programa GeneXus, com certeza não está no caminho correto.
Para os corajosos, então ai vai! primeiramente deve-se instalar a DLL na pasta BIN da aplicação, por exemplo, algo como a classe IBM.Data.DB2.iSeries.dll, para conexão no DB2.
Em seguida a opção para incluir a classe no projeto, para isso utilizar o recurso de inclusão via compilador C#. Para isso Nas preferências do projeto voce encontrará a opção Compiler Flags, que deverá conter /lib:bin /r:IBM.Data.DB2.iSeries.dll. Esse recurso indica a pasta lib e o nome da referência que será adicionada pelo compilador.
Agora fica fácil! brincadeirinha... É programar em csharp, referenciando as classes com o nome da DLL, como a seguir:
csharp using (IBM.Data.DB2.iSeries.DB2Connection myConnection = new IBM.Data.DB2.iSeries.DB2Connection(myConnString)) csharp { csharp IBM.Data.DB2.iSeries.DB2Command myCommand = new IBM.Data.DB2.iSeries.DB2Command(mySelectQuery, myConnection); csharp myConnection.Open(); csharp IBM.Data.DB2.iSeries.DB2DataReader myReader = myCommand.ExecuteReader(); csharp while (myReader.Read()) csharp { csharp ... csharp } csharp myReader.Close(); csharp myConnection.Close(); csharp } |
Um comentário:
Excelente dica.
Postar um comentário