Genexus e C# também nos ensinam boas maneiras, principalmente referentes aos 'palavrões' não aceitos. Tive uma aula de boas maneiras ontem, até que bem interessante, e tirei algumas boas conclusões, que compartilho com vocês.
Boas Maneiras 1) Como dar Nó na Gravata:
O nó que tive que resolver foi o seguinte, programando uma SDT simples, com algumas informações referentes a emails, como destinatário, título, mensagem, essas coisas, e tive a brilhante idéia de programar tudo em inglês (mania).
O resultado foi um belo STD com a seguinte forma:
Fala sério, ficou até bonitinho hein. Mas acontece que por causa desse lindo SDT foram horas de canseira, e não havia jeito de entender o erro de compilação do C#.
Conclusão: Nunca utilize palavras reservadas ou tipos pré-definidos em SDT's, tais como TO, MESSAGE,..., e veja que usei várias em um mesmo local, isso é que foi falta de educação.
Dai fica simples dar o nó, basta entrelaçar as coisas corretamente.
Boas Maneiras 2) Não cometa extravâgancias
Esse aqui também mamãe lembrava sempre, mas não teve jeito, de vez em quando acontece. E a minha extravagância foi também cometida no mesmo SDT anterior.
Pensa comigo: C# é escrito em inglês, Gx é escrito em inglês, ..., então a probabilidade de cometer um erro tosco desse é escrever variáveis, elementos de SDT, DP, em ...inglês.
Pois é, minha mania custou caro, e minha recomendação aqui é: se for cometer uma extravagância dessas não dirija, em outra palavra: CAUTELA.