domingo, 3 de julho de 2011

Open Command Here

Permitam-me hoje fugir um pouco do Genexus e me aventurar em outras praias, mais especificamente o sistema operacional. Nesse ponto o pessoal do Linux leva grande vantagem sobre a turminha do Windows, mesmo porque o tempo todo, a idéia é configurar o sistema operacional de acordo com necessidade do desenvolvedor. 

E tirando a briga filosófica das escolas Linuxdiana s e Windoxidiana, e partindo pra pratica para resolver uma questão pura e simples de perda de tempo, resolvi gastar um pouco de energia para descobrir como fazer um recurso que utilizada no bom e sadio Windows XP, isso após a instalação de um tal PowerToys, e que era a abertura de uma janela de command (cmd.exe) a partir de uma posição selecionada no Explorer. Em outras palavras, abrir o Explorer, escolher uma pasta qualquer, e uma opção selecionada após o botão direito do mouse, permitir a abertura do cmd.exe naquela pasta.

Para fazer isso, não sei se existe outra forma, recorri a uma entrada no RegEdit, que apresente a opção no Explorer, simples e fácil. No meu caso, fui um pouquinho além e gerei um arquivo configura.reg, para configurar a coisa, e cujo conteúdo é o seguinte (copiar tudo isso ai no arquivo configura.reg):


Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes\Folder\shell\Command Prompt]
""="Command Prompt Here"
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes\Folder\shell\Command Prompt\Command]
""="cmd.exe /k pushd %L"

Isso criará uma key chamada Command Prompt no local HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes\Folder\shell, que ao ser selecionado no explorer abrirá o command.


Talvez você não enxergue ainda muita utilidade disso tudo, mas no dia em que estudar a respeito do MSBuild então acho que se lembrará dessas humildes linhas.