quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A Java Runtime (JRE) is not enough to develop for Android

 

Esse foi o meu cartão de visitas no teste do gerador Android, uma mensagem que aparecia ao tentar se instalar o Android SDK, acusando que o computador não tinha Java instalado, e adivinha, havia acabado de instalar.  Tudo bem que tratava- se de um Windows 7 64 Bits, mas não acha que nossa vida poderia ser um pouco mais fácil? 

Uma googlada revelou alguns companheiros na web que passaram pela mesma situação, almas generosas que compartilharam uma solução meio estranha, mas que testei aqui e rodou legal.

Digo inusitada porque a solução consiste em alterar o registro do Windows para apontar para o diretório correto de instalação Java.  Não me pergunte por que não estava correto, melhor perguntar pra Oracle.

A solução consiste em abrir o REGEDIT, e em seguida exportar para um arquivo REG o conteúdo da chave, [HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\JavaSoft], gerando um arquivo com todas as definições de instalação do Java na máquina.



Em seguida de um replace em todos os valores deste arquivo .REG em que aparece a chave  HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\JavaSoft pela chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432Node\JavaSoft.



Execute o arquivo REG resultante (dando um click duplo) e adivinhe, o bixo instala! Daí é só correr para o abraço com Genexus Ev2 e Android!