segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Smartphone Tupiniquim

Então né, tá certo que estamos todos empolgados com a questão da capacidade dos smartdevices, nada como ter um computadorzinho de bolso que podemos carregar pra cá e prá lá, nos acompanhando em nossos momentos mais íntimos, rs.... Veja que até pouco tempo atrás eu tinha um celularzinho ruinzinho, agora tenho duas feras um IPhone 4G e um Samsung Galaxy, quer coisa melhor?

Pois é, mas sabe que no final das contas temos uma limitação terrível que não podemos deixar de ponderar.  No final das contas vivemos num país tropical, abençoado por Deus, mas temos infelizmente um pessimo serviço de telefonia.  Sem exageros, estamos numa fria e a maioria nem se importa com isso, e olha que não falta dinheiro pra coisa evoluir.

Dizem por ai que existe concorrência, que as operadoras disputam o cliente no tapa, mas minha experiência com as operadoras são péssimas e dizem exatamente o contrário, não sei se você compartilha dessa mesma frustração. Vou contar três casinhos:

(1). Voltando de uma viagem ao exterior e curioso de tudo, resolvi saber um pouco como funcionavam as empresas por lá, e no retorno resolvi  procurar minha operadora (Claro) para tentar um plano semelhante ao que eu vi por la. Minha proposta era simples, pagar U$90,00 por mês e poder fazer ligações ilimitadas para qualquer celular, de qualquer operadora, e sem a cobrança de roaming, aliás, o roaming por lá incluía também ligações provenientes de um país vizinho.  Para um pouco pra pensar, porque celular tem roaming? se o aparelho é feito para ser usado em deslocamentos, ou você usa o celular só em casa? ou ainda, porque pagamos o tal roaming, como assim interurbano de celular? não é estranho isso?
 
Adivinha a resposta, nem preciso dizer né, mas foi engraçado porque a atendente me disse o seguinte no final, achando que eu não estava  com meus parafusos perfeitamente atarrachados: a concorrência não faz isso então nós também não faremos.  Procurei então a concorrência (Vivo, Oi, ...) e por incrivel que pareça a resposta foi a mesma.

(2). Mais uma viagem e na volta fiquei meio bravo, descobri que nesse outro país o plano de celular incluía acesso ilimitado a rede 3G, possibilitando com o mesmo aparelho+chip, que se fizessem ligações ilimitadas, acesso ilimitado, sem roaming, velocidade muito boa, bla...bla... bla..., tudo por $100,00 euros. Fiquei bravo, pois tinha um planinho fajuto e limitado de 200 minutos, mais um modem 3G ruinzao (Vivo) pro Note, somando tudo, gastava pelo menos 3 vezes mais que o valor lá fora. E pra aumentar minha frustração, mesmo se colocasse um chip 3G no celular para receber os dados (limitados), não teria muita cobertura, e nem poderia utilizá-lo para realizar ligações porque o minuto custaria algo em torno de míseros R$ 8,00 o minuto.

(3). Pra finalizar a história resolvi cancelar o plano 3G da Vivo, pois era ruim demais, lento demais, fraquinho demais, e não funcionava de jeito nenhum, disseram que a cobertura da Vivo era a melhor do país, essa foi difícil acreditar, pois como justificar uma cidade no interior de São Paulo com 400 mil habitantes não ter cobertura em um raio de 8 km do centro.  Daí a coisa complicou mesmo, pois foram ao total 12 ligações, a menina do call Center transferindo a ligação para outra, e daí para outra, e daí para outra, caindo a ligação, ligando de novo, ou seja, foi um parto.  E no final, no mês seguinte veio novamente a conta cobrando de forma totalmente descabida o valor total do plano, novas ligações, e por ai vai, já estou no terceiro mês do cancelamento e a novela continua.
 
Bom, diz o folclore popular que existe uma tal de ANATEL, que deveria cuidar disso pra gente. Fico imaginando que deve ser uma mocinha bem bonitinha, toda carinhosa e bondosa, dedicada e esforçada, acho ainda que deva ser filha ou ter estudado na mesma escola de nossos representantes populares.  Acho que essa moça se chama ANA de TEL, ou ANA do TEL, já conheci ANABEL, ANA MEL, ANA CÉU, mas ANA TEL não. Fico apenas curioso se é loura ou morena, e o mais importante, o quanto essa moça deve pagar pelo seu plano de celular.