quinta-feira, 22 de março de 2012

Voando baixo...

Já ouviu falar daquela estória de que quando você está num poço cheio de coisas que exalam um cheiro fortemente desagradável, melhor é enfiar a cabeça para não sentir o cheiro? Lembrando que esse é um blog de respeito, e não posso utilizar palavras impróprias. Então, acho que funciona assim também no momento em que ocorre algo inesperado, sem explicação, e no final das contas não se tem muito mais o que fazer a não ser isso mesmo, pular de cabeça!

Com a opção de instalação dos upgrades, ocorre um efeito mais ou menos semelhante, pois esperamos, esperamos, e de repente a espera foi tanto que não restam muitas alternativas, e no fim das contas, vira um poço bem cheio, e dai não tem solução, ou você atualiza ou já era.  Backup também segue o mesmo principio, não queremos perder nosso tempo fazendo backups, e assim vamos postergando, ..., até que um dia, perdemos até semanas para recuperar-se do estrago.

Mistério!

Esse é o causo de hoje, de repente todas as minhas kbs perderam literalmente contato com o GxServer. Sem aviso, sem nenhuma desculpa, simplesmente uma nova mensagem surgiu:


Nada de novo havia acontecido, apenas uma instalação do Beta do GxPlorer 7.0, para inocentes fins de teste.

Situação difícil, porque não havia razão para este problema. Esse equipamento estava muito bem estabilizado, sem problema algum, sem nenhum defeito, e a um ano sem receber maiores atenções na instalação do Gx, upgrade #U5, já tendo a #U7 disponível para instalação.  Então como explicar que algo tão estabilizado poderia ser afetado de forma tão drásticas.
  1. A instalação do GxPlorer afetou o Genexus?
  2. A falta de atualização do Genexus não combinou com o GxPlorer?
  3. Outra situação desconhecida afetou o sistema?
Reinstalação ou Atualização do Genexus

A desconfiança recaiu sobre a atualização faltante. O mundo perfeito seria atualize imediatamente quando um novo upgrade é disponibilizado, mas a experiência passada nos faz olhar tudo com muita desconfiança, pois uma política de manter tudo atualizado também tem suas consequências, pois de vez em quando atualizamos o Genexus e novos bugs surgem, perdemos a estabilidade por um certo tempo, ficamos cheio de receios que algo vai dar errado.  Por outro lado, sem atualizações de repente o mundo acaba.

Removemos a instalação do GxPlorer, só pra garantir, e sem outra opção no momento, atualizamos o Gx para o #U7, e advinha, tudo voltou ao normal. Para tirar da cisma, reinstalamos o GxPlorer e o problema novamente voltou, então, o que podemos concluir?
  1. Manter o Genexus atualizado é uma boa prática, mas antes de optar pelo seu uso ou não é melhor testar em outro equipamento/kb
  2. Uma opção para coisas inexplicáveis é a reinstalação do próprio Genexus, prática interessante que não causa outros efeitos colaterais, e resolve uma série de situações.
  3. Antes de instalar qualquer coisa na máquina de desenvolvimento, melhor testá-la em outro equipamento, mas isso também não garante que tudo dará certo, os equipamentos costumam ser diferentes.
  4. Reinstalar o Genexus não causa perda da licença, pois as mesmas são controladas pelo Licence Manager e não o Gx.
  5. Cuidado ao misturar as versões de produtos de teste no equipamento de desenvolvimento, as versões beta tem a finalidade exata de ser apenas beta, ou seja, mostrar as falhas que precisam ser corrigidas, e essa era uma delas.
Veja que mesmo com a relutância em atualizar o sistema, de fato esse não era o problema e sim compatibilidade com outro produto.  Portanto, caso passe por algo semelhante você tem duas opções, reinstalar o Genexus ou atualizá-lo caso haja essa possibilidade. Sejamos tradicionais, primeiro a reinstalação. Ou ainda um banho de lama, dizem que até faz bem!