segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Tilo: O que chama mais atenção!

Próximo da liberação da versão Beta2 o novo Genexus chamado de Tilo já começa a mostrar robustez e recursos muito interessantes e impactantes no modelo Genexus. Confesso que certos recursos de fato me surpreenderam.

Neste artigo apresento minhas impressões iniciais:

1) O GAM pode se tornar um provedor de identificação assim como ocorre com Facebook, Twitter, Google, Hotmail,  permitindo que as aplicações GX sejam Single Sign On, uma vez autenticado todos os demais sistemas Genexus acessados na mesma sessão não precisam de login.

2) Objeto modulo não apenas permite organizar uma kb que contem diversos subsistemas, mas também aproxima a linguagem de programação Genexus da já clássica Orientação a Objetos, com direito a Interface, Dados públicos e privados, Métodos, Objetos privados e públicos, e por ai vai. Porem, de uma forma mais visual, simples de ser compreendida no melhor padrão Genexus.

3) Gerador web com um novo modelo de chamada eventos de sistema, com o objetivo de minimizar os impactos de recarga da interface.  Eventos de usuário não executam Start, Refresh e Load, mas somente os que participam da ação provocada pelo user.  Isso faz com que o tamanho da mensagem trocada entre o Cliente e Servidor seja drasticamente reduzida, e como consequência um aumento significativo de desempenho.

4) Filtros e recarga de dados em webcomponentes a partir de ações em outro webcomponentes, por meio de notificações. Isso atualmente pode ser realizado por meio de TrackContext, mas o novo modelo é ativo, com envio de mensagens de um programa a outro, muito mais interessante.

5) Full Html5 com muitos novos recursos como web sockets, broadcast, notifications e event onmessage, podendo fazer modelos de interface tipo chat (facebook).

6) for each line in grid, modifica o grid sem recarregar tudo, recorrendo os registros alterados

7) Nova linguagem de programação como novos elementos como as transações dinâmicas que se conectam a um Data Provider para realizar a carga da informação, com isso a transação não precisa estar associada a uma tabela mas pode ser  alimentada por outras tabelas, dados obtidos de outras fontes, enfim, uma flexibilização total.  Esse recurso ainda encontra-se em definição se será liberado na nova versão Tilo ou em outra.

8) Gerador para Windows 8.
9) Aplicações full offline e com direito a um SQLLite no dispositivo para armazenar informações que serão posteriormente sincronizadas com o servidor. Deixei essa por último porque já vem sendo amplamente divulgada por ai.

Tudo isso pode ser conferido através dos vídeos das palestras do XXIII Encontro Genexus que finalizou quarta passada.