sábado, 8 de novembro de 2014

iGenexus

Sugestivo o titulo?  Na minha humilde opinião, seria muito bom se tivessemos o Genexus rodando com um formato de iGenexus, em um Mac, não?  Que tal voce entrar na Apple Store, digitar Genexus e receber um belo link para baixar o Genexus Evolution 3, rodando na ultima versão do OS X Yosemite.  Sonho! não custa nada né!


Recentemente adquiri meu primeiro Mac, e tirando a infelicidade, agonia, e quase desespero de ter que esperar a maquina chegar dos Estados Unidos, coisa que levou cravados dois meses, dizem porque eu exagerei na dose de ter pedido uma top de linha, o resto é só alegria, tirando alguns pequenos detalhes (como a falta do Paint, por exemplo, :( )

A decisão foi tomada devido a duas razões: 1) para criar Apps sérios para o iPhone/iPad precisamos de um Mac, e 2) estava cansado de formatar minha maquina a cada 3 meses.  Espero conseguir superar essas duas questões, pois o investimento foi alto.

Vale a Pena?
Muitas duvidas surgiram a respeito das possíveis e inúmeras incompatibilidades existentes entre esses mundos, questões relacionadas a desempenho, enfim, pela primeira vez na vida se aventurando fora do mundo windows é meio difícil.

O fato e que tirando as questões relacionadas com acentuação, que eu creio que um dia vou conseguir resolver, o que pude perceber e que marte e terra não são tão diferentes assim. Sabe porque? ambos utilizam o mesmo processador (Intel i7 no meu caso), e por incrível que possa parecer o Windows roda muito bem no Mac, quase que nem percebemos que estamos em uma plataforma totalmente diferente.

Portanto, se o seu receio é deixar suas lindas aplicações Windows quando migrar para o Mac a resposta que eu tenho é que voce pode continuar a usar todas, mesmo que isso possa constranger os puristas do Mac que, em sua maioria odeiam o Windows, não me pergunte porque.

Genexus
O mundo ideal seria se tivessemos o próprio Genexus rodando no Mac, coisa que acho que ainda nem esta nos planos do Sr. Jodal, de forma que pudessemos simplesmente baixar e instalar o iGenexus, mas na situação atual, temos que rodar o Genexus com Windows em uma maquina virtual no MAC.

Temos duas opções: 1) particionar o disco do Mac e instalar o Windows, 2) rodar uma maquina virtual com Windows instalado.

Em ambos os cenários a primeira questão que pode surgir tem a ver com desempenho, pois teríamos dois sistemas operacionais controlando a aplicação: OS X + Maquina Virtual + Windows.  Na pratica a Maquina Virtual é um computador virtual que gerencia seus próprios recursos no equipamento como CPU, Rede, RAM, Disco, ...) e que aceita não apenas o Windows, mas qualquer outro sistema operacional, e também permite dimensionar seus recursos.

Se eu senti alguma diferença entre rodar o Genexus na máquina virtual no Mac e no PC, vou dizer para vocês que absolutamente são exatamente iguais, creio que pela atualização tecnológica, na maquina virtual esta mais rápido. Mas não podemos esquecer que estamos rodando uma aplicação Mac Os, e neste caso acho que é bem interessante porque temos o recurso de SnapShot que permite fazer um backup integral da maquina.

Outro detalhe que passa despercebido é que estamos com dois sistemas operacionais, portanto precisamos das licenças originais para ambos, que envolve também um acréscimo de custo no projeto.

Qual Virtual Machine?
Existem muitas opções no mercado, eu optei por uma desenvolvida especificamente para o Mac que foi a Parallels (versão 10), e o resultado é ótimo, existe um modo Coherence que simplesmente faz com que os programas instalados no Windows apareçam no Mac como se fossem aplicações nativas, ou seja, são executadas independentemente de se montar a maquina virtual como se estivessem rodando no próprio OS X, que eu acho coisa de maluco, a que ponto chegamos com os sistemas.

Lenda do Boot
E aquela historia do boot no Mac ser mais rápido que no Windows? cronometrando aqui, entre o boot no Mac (estando a maquina em shutdown) e a disponibilização do Genexus para começarmos a trabalhar levam 20 segundos. Se isso é bom, acho que não, estou trabalhando uns 15 minutos a mais por dia.

Conclusão
Enfim, estou diante de um novo mundo, e posso dizer que algumas coisas ja fazem falta quando tenho que voltar ao notebook, o teclado do Mac é mais macio, a tecla command do Mac, depois que se aprende as funções, faz uma falta danada, e até mesmo a maluca sequencia CTRL + COMMAND + SHIFT + 4 para recortar uma imagem na tela agora não me parece coisa de marciano.

Enfim, fica valendo a maxima de que coisa boa acostumamos fácil, fácil!