
Se você tiver a oportunidade de participar do próximo, eu recomendo, pois se trata de um momento singular, não apenas para refletirmos a respeito das novas oportunidades e tecnologias, mas também pelo acesso direto aos engenheiros que constroem o Genexus. Em que momento, em nosso atarefado dia-a-dia, temos a oportunidade de parar para imaginarmos as tendências dos softwares modernos? Se nossos projetos estão levando em conta as evoluções em termos de design Web ou SD? Ou ainda, ponderar a respeito das mais importantes plataformas, frameworks e recursos que constantemente são introduzidos em nossa efervescente área?
Na prática precisa-se de muita energia não apenas para se compreender as novidades, mas também para assimilar e por tudo em pratica. E fica claro a dinâmica da empresa na busca constante da evolução do Genexus, na análise das principais tendencias. E quanto a isso podemos ter certeza, Genexus estará preparado para o que vem por ai.
Em resumo o que podemos extrair até aqui é o seguinte:
Web
- As aplicações Web continuam muito fortes, principalmente com introdução da arquitetura Web Responsivo, cuja importância agora ganha contornos dramáticos. Falo isso porque o Google vai qualificar com melhores notas os sistemas que estiverem Mobile Friendly, ou seja, que sejam preparadas para serem apresentadas não apenas para Desktops mas também para dispositivos móveis.
- Genexus vai incorporar na próxima versão o recurso Live Editing Web, no qual ajustes na estrutura da interface serão imediatamente apresentados no browser sem que haja a necessidade de se realizar atualizações ou construção da interface.
- Recomendo que se aprofundem um pouco mais no tema Abstract Editor que publicamos aqui.
- Na próxima versão do Genexus a opção Web Responsive Design será a padrão.
Smartdevices
- Dois novos geradores estão sendo construídos para smartdevices: Windows 10 e Swift (iOS), além de um novo gerador para relógios.
- Novos controles e componentes estão sendo construídos para permitir aplicações mais bonitas. A própria App do evento já incorpora muitos dos novos recursos, e pode ser baixada nas lojas (Apple, Android, ...).
- O recurso Live Editing para Apps também causará uma revolução na construção de interfaces, pelo dinamismo da avaliação imediata do resultado.
Internet das Coisas
- Muitas oportunidades na área de sensores e controles de dispositivos foram apresentadas, inclusive uma excelente palestra do Rodolfo Robalo sobre Raspberry + Windows 10 + Genexus, para controle de iluminação.
- Muitos cases apresentados com recursos que incluem Genexus como ferramenta de apoio a automação eletrônica.
Integração
- Conector SAP para construção de aplicações Genexus sobre o SAP, lançado este ano, e a grande novidade, um conector para o Mercado Livre que promete causar grande impacto sobre as aplicações ditas 'comércio eletrônico.
- Grande destaque sobre a importância da construção de APIs para a comunicação dos sistemas.
Cloud
- Genexus estará disponibilizando um novo modelo de prototipação na Cloud para sistemas em produção, com recursos de gerenciamento de deploy.
Enfim, se você não pode participar, tem a oportunidade de acompanhar ao vivo o último dia de evento, nesta terça-feira, através deste endereço http://www.genexus.com/encuentro2015/gx25-en-vivo?es, e ao término as palestras serão disponibilizadas para serem assistidas.
Um ponto fundamental no evento foi o anuncio da troca do nome da empresa Artech para Genexus.
Whats next? Eu particularmente não sei, mas uma coisa tenho certeza, Genexus estará melhor, mais simples, mais tecnológico, acompanhando a evolução tecnológica mundial. Parabéns a equipe Genexus pelo excelente evento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário