terça-feira, 29 de setembro de 2015

What's Next!

O 25o. Encontro Genexus esta rolando solto nesses últimos dias de setembro, e apesar de um pouquinho de vento frio, típico em Montevidéu nesta época do ano, o que esta pegando de fato são as excelentes palestras, que somadas, nos dão uma boa visão a respeito do futuro da ferramenta.

Se você tiver a oportunidade de participar do próximo, eu recomendo, pois se trata de um momento singular, não apenas para refletirmos a respeito das novas oportunidades e tecnologias, mas também pelo acesso direto aos engenheiros que constroem o Genexus.  Em que momento, em nosso atarefado dia-a-dia, temos a oportunidade de parar para imaginarmos as tendências dos softwares modernos?  Se nossos projetos estão levando em conta as evoluções em termos de design Web ou SD? Ou ainda, ponderar a respeito das mais importantes plataformas, frameworks e recursos que constantemente são introduzidos em nossa efervescente área?

Na prática precisa-se de muita energia não apenas para se compreender as novidades, mas também para assimilar e por tudo em pratica. E fica claro a dinâmica da empresa na busca constante da evolução do Genexus, na análise das principais tendencias. E quanto a isso podemos ter certeza, Genexus estará preparado para o que vem por ai.

Em resumo o que podemos extrair até aqui é o seguinte:

Web


  1. As aplicações Web continuam muito fortes, principalmente com introdução da arquitetura Web Responsivo, cuja importância agora ganha contornos dramáticos. Falo isso porque o Google vai qualificar com melhores notas os sistemas que estiverem Mobile Friendly, ou seja, que sejam preparadas para serem apresentadas não apenas para Desktops mas também para dispositivos móveis.
  2. Genexus vai incorporar na próxima versão o recurso Live Editing Web, no qual ajustes na estrutura da interface serão imediatamente apresentados no browser sem que haja a necessidade de se realizar atualizações ou construção da interface.
  3. Recomendo que se aprofundem um pouco mais no tema Abstract Editor que publicamos aqui.
  4. Na próxima versão do Genexus a opção Web Responsive Design será a padrão.

Smartdevices



  1. Dois novos geradores estão sendo construídos para smartdevices: Windows 10 e Swift (iOS), além de um novo gerador para relógios.
  2. Novos controles e componentes estão sendo construídos para permitir aplicações mais bonitas. A própria App do evento já incorpora muitos dos novos recursos, e pode ser baixada nas lojas (Apple, Android, ...).
  3. O recurso Live Editing para Apps também causará uma revolução na construção de interfaces, pelo dinamismo da avaliação imediata do resultado.

Internet das Coisas



  1. Muitas oportunidades na área de sensores e controles de dispositivos foram apresentadas, inclusive uma excelente palestra do Rodolfo Robalo sobre Raspberry + Windows 10 + Genexus, para controle de iluminação.
  2. Muitos cases apresentados com recursos que incluem Genexus como ferramenta de apoio a automação eletrônica. 

Integração



  1. Conector SAP para construção de aplicações Genexus sobre o SAP, lançado este ano, e a grande novidade, um conector para o Mercado Livre que promete causar grande impacto sobre as aplicações ditas 'comércio eletrônico.
  2. Grande destaque sobre a importância da construção de APIs para a comunicação dos sistemas.

Cloud



  1. Genexus estará disponibilizando um novo modelo de prototipação na Cloud para sistemas em produção, com recursos de gerenciamento de deploy.

Enfim, se você não pode participar, tem a oportunidade de acompanhar ao vivo o último dia de evento, nesta terça-feira, através deste endereço http://www.genexus.com/encuentro2015/gx25-en-vivo?es, e ao término as palestras serão disponibilizadas para serem assistidas.




Um ponto fundamental no evento foi o anuncio da troca do nome da empresa Artech para Genexus.

Whats next? Eu particularmente não sei, mas uma coisa tenho certeza, Genexus estará melhor, mais simples, mais tecnológico, acompanhando a evolução tecnológica mundial. Parabéns a equipe Genexus pelo excelente evento!